Início Conselho Brasileiro de Oftalmologia








7 usuário(s) online



Busca  
Login  






16/11/2008
Posso forçar meus olhos?

Dr. Fernando José de Novelli

É muito comum recebermos em nossos consultórios pacientes preocupados por estarem “forçando a vista”. Normalmente são pessoas que perderam a visão de um olho e passaram a enxergar com um olho apenas. Há também os pais de crianças, que necessitam do tampão, que ficam apreensivos, achando que pelo fato da criança usar apenas um olho de cada vez, estaria sobrecarregando o outro. Alguns pacientes também acham que utilizar óculos antigos estaria “forçando a visão”. É freqüente jovens que passam horas na frente da tela de um computador ou lendo ficarem preocupados, achando que estão prejudicando seus olhos.

Estas preocupações não possuem fundamento. O olho é um órgão especializado em receber os estímulos do ambiente e enviá-los ao cérebro para formar as imagens, ou seja, usar apenas um dos olhos não estaria sobrecarregando o outro. Nesta situação, o olho funciona da mesma maneira como se os dois olhos estivessem sendo estimulados simultaneamente. Da mesma maneira, o olho funciona quando focamos a tela de um computador, lemos um jornal ou assistimos a uma partida de futebol. Nestas situações, independentemente da distância do foco, os olhos estão em atividade de forma igual.

Resumindo: utilizar os olhos para enxergar de perto, de longe ou na tela de um computador ou televisão não prejudica os olhos, mesmo que tudo seja feito com apenas um dos olhos, lembre-se a função dos olhos é “enxergar”.

Outro conceito errôneo que muitos pacientes nos trazem é que os óculos têm uma validade determinada e precisam ser trocados a cada ano. Esta idéia esta errada e não tem fundamento. Os óculos necessitam de troca apenas quando o grau for alterado ou as lentes estiverem danificadas. Como nos adultos o grau altera muito pouco, se cuidarem bem dos óculos, não haverá necessidade de trocas anuais. Inclusive há pacientes que ficam décadas com as mesmas lentes. Logicamente este fato não elimina a necessidade de consultas rotineiras com o oftalmologista para prevenir as doenças oculares.



           


<< Anterior Índice Próximo >>


Mais Recentes:
25/08/09 - Incidência de opacificação de cápsula posterior em pacientes submetidos à facoemulsificação e implante de lentes intra-oculares acrílicas hidrofílicas expansíveis
07/07/09 - Irritação, olhos vermelhos e coceira – Você pode ter Blefarite
16/11/08 - Posso forçar meus olhos?
16/11/08 - As má-formações e a gestação
16/11/08 - O Hospital do futuro


As opiniões expressas no texto acima são de responsabilidade exclusiva dos seus autores.