Início Conselho Brasileiro de Oftalmologia








7 usuário(s) online



Busca  
Login  






2/6/2009
Glaucoma: uma ameaça silenciosa à visão
Por Dr. Francisco Lima


Dr. Francisco Lima

O glaucoma é responsável pela maior causa de cegueira irreversível no mundo. No Brasil, 635 mil pessoas não sabem que têm glaucoma e 985 mil tiveram a doença diagnosticada, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Até 2010, 8,4 milhões de pessoas perderão a visão em consequência do glaucoma.

Sendo uma doença preocupante, pois 80% dos portadores não sentem absolutamente nada, a consulta de rotina com o médico oftalmologista é fundamental para o diagnóstico e para a identificação de fatores de risco. Tem maior probabilidade de desenvolver a doença pessoas com histórico de glaucoma na família, indivíduos com mais de 40 anos de idade, pessoas da raça negra, indivíduos portadores de miopia, diabéticos e pacientes que tiveram trauma ocular ou doenças intra-oculares.

A condição está diretamente relacionada com o aumento da pressão interna do olho, o que provoca lesão no nervo óptico e no campo visual, podendo levar à cegueira. O glaucoma, na maioria dos casos, é assintomático e de progressão lenta e as pessoas vão se adaptando à perda da visão e quando a percebem, a doença já está em estágio avançado.

Infelizmente, o glaucoma não pode ser evitado. Mas o tratamento impede a cegueira. Ele é feito, inicialmente, com colírios que reduzem a pressão intra-ocular. O grande problema é a fidelidade ao tratamento. Como 80% das pessoas portadoras de glaucoma não sentem nada elas acabam abandonando-o. Quando o tratamento com colírios não apresenta resultado é recomendada a cirurgia a laser ou de incisão, para impedir a evolução da doença.

O glaucoma é uma das patologias relacionadas no Programa de Combate às Principais Causas de Cegueira no Brasil, presente na lista das doenças do Ministério da Saúde. O Sistema Único de Saúde disponibiliza as cirurgias para conter a evolução da doença.

Dr. Francisco Lima é Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, pós-graduado em Glaucoma no New England Glaucoma Research Foundation, afiliado com a Harvard Medical School, em Boston, nos Estados Unidos, em Córnea pela Massachusetts Eye and Ear Infirmary, Harvard Medical School, também em Boston - EUA, Doutor na Área de Oftalmologia pela Universidade de São Paulo.

           


<< Anterior Índice


Mais Recentes:
02/06/09 - Glaucoma: uma ameaça silenciosa à visão
26/05/09 - Lentes Premium para catarata


As opiniões expressas no texto acima são de responsabilidade exclusiva dos seus autores.