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9/1/2006
Indicadores mais comuns que podem sugerir uma investigação oftalmológica

* Irritações crônicas nos olhos, indicadas por olhos lacrimejantes, pálpebras avermelhadas, inchadas ou remelosas.
* Náuseas, dupla visão ou névoas durante ou após a leitura.
* Esfregar os olhos, franzir ou contrair o rosto quando se olham objetos distantes.
* Excessiva cautela no andar, correr raramente e tropeçar sem razão aparente.
* Desatenção anormal durante realização de trabalhos escolares.
* Queixas de enevoamento visual e tentativas de afastar com as mãos os impedimentos visuais.
* Inquietação, irritabilidade ou nervosismo excessivo depois de um prolongado e atento trabalho visual.
* Pestanejar excessivamente, sobretudo durante a leitura.
* Segurar habitualmente o livro muito perto, muito distante ou em outra posição enquanto se lê.
Inclinar a cabeça para um lado durante a leitura.
* Capacidade de leitura por apenas um período curto de cada vez.
* Fechar ou tampar um olho durante a leitura.


O deficiente visual pode ser educacionalmente cego ou portador de baixa visão. É considerado cego aquele que apresenta desde ausência total de visão até a perda da percepção luminosa. Sua aprendizagem se dará através da integração dos sentidos remanescentes preservados. Terá como principal meio de leitura e escrita o sistema Braille. Deverá, no entanto, ser incentivado a usar seu resíduo visual nas atividades de vida diária sempre que possível.


É considerado portador de baixa visão aquele que apresenta desde a capacidade de perceber luminosidade até o grau em que a deficiência visual interfira ou limite seu desempenho. Sua aprendizagem se dará através dos meios visuais, mesmo que sejam necessários recursos especiais.


As patologias que levam à deficiência visual incluem, principalmente, alterações das seguintes funções visuais: visão central, visão periférica e sensibilidade aos contrastes.


Regina Célia Gouvea Lázaro - Chefe da Divisão de Documentação e Informação do Instituto Benjamin Constant





           


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