Início Conselho Brasileiro de Oftalmologia








11 usuário(s) online



Busca  
Login  






3/4/2006
Televisão e Visão

A TV e a Visão:

Especialistas em oftalmologia concordam: assistir TV não prejudica seus olhos ou a visão, desde que a sala de TV esteja, adequadamente, iluminada e se você observar alguns cuidados básicos. De fato, normalmente, há menos esforço visual ligado à TV do que em atividades fechadas de trabalho, como ler ou escrever. Mas aqueles que assistem TV por um longo espaço de tempo podem desenvolver cansaço visual.

• Quais são as melhores condições para se ver TV?

Em uma sala adequada para atividades gerais, com iluminação normal. Iluminação forte, por exemplo, tende a reduzir o contraste na tela e "desmoronar" a imagem. Evite luzes ou reflexos que possam interferir na tela.

• É correto assistir TV em um quarto escuro?

Essa situação não é ideal. Quando o quarto está totalmente escuro, o contraste entre a tela da TV e a área em torno dela torna-se muito grande para que a visão fique confortável e eficiente. Ao iluminar o quarto com luzes mais suaves, o contraste indesejável se torna mínimo.

• É melhor ajustar o aparelho de TV para a luz da sala ou a luz da sala para o aparelho?

Adapte sempre a tela para a luz da sala - e não o contrário. Conseqüentemente a sala vai estar adaptada.

• É correto usarmos óculos escuros enquanto assistimos TV?

Geralmente, não. Os óculos escuros podem não permitir a entrada da luz ideal para a boa visão. Se a claridade lhe incomoda, consulte um oftalmologista para verificar a possibilidade do uso de lentes mais apropriadas para o caso. Muitas vezes, as crianças sentam-se próximas do aparelho de TV.

• Isso pode prejudicar seus olhos?

Embora assistir TV de muito perto não seja recomendável, geralmente, não é prejudicial. O melhor é assistir a uma distância de, pelo menos, 5 vezes o tamanho da imagem. Quando uma criança persiste em ver TV a uma distância curta, a visão dela precisa ser checada, pois ela pode ter miopia.

• O que pode significar o lacrimejamento ou outro desconforto visual enquanto assistimos TV?

Pode indicar um problema que necessita de atenção profissional. Algumas pessoas, principalmente, aquelas acima de 50 anos podem encontrar algum alívio com o uso de lentes especiais para ver TV. O desconforto também pode indicar que o canalículo por onde a lágrima é drenada até o nariz está parcialmente bloqueado e requer examinação.

A TV em cores é prejudicial aos daltônicos?

O daltonismo (deficiência na visão de cores) não é uma barreira para se assistir TV em cores. Contudo, os daltônicos podem discordar com outros espectadores quanto ao ajuste adequado da cor. A imagem da TV em cores pode parecer excessivamente verde para os protanômalos (vêem pouco o vermelho) ou muito vermelha para os deuteranômalos (dificuldade para enxergar o verde). Quando o daltônico ajusta a imagem para a forma ideal para o seu problema, o resultado desta torna-se insatisfatório para as outras pessoas.

Dicas úteis para os espectadores de TV:

• Verifique se seu aparelho de TV está corretamente instalado e se a antena está ajustada;
• Evite deixar a imagem próxima de luz, reflexos de lâmpadas, janelas ou outras fontes luminosas;
• Ajuste o controle de brilho e contraste para o gosto e conforto dos espectadores;
• Instale o aparelho em um nível próximo da altura de seus olhos. Evite ter que erguer os olhos ou baixar a imagem;
• Evite fixar os olhos na tela por períodos muito longos. De vez em quando, desvie os olhos da tela, olhando em torno da sala ou chegando à janela;
• Use lentes prescritas, corretamente, para o seu caso;
• Assista TV a uma distância de, pelo menos, cinco vezes a amplitude da tela.





           


<< Anterior Índice Próximo >>


Mais Recentes:
16/11/08 - Que você faz quando encontra uma pessoa cega?
16/11/08 - Lentes: contato imediato
16/11/08 - Alfabeto Braille
20/05/08 - Inverno: Olhos ficam mais vulneráveis durante a estação
20/05/08 - Degeneração macular: Doença pouco conhecida afeta milhões em todo o mundo