Início Conselho Brasileiro de Oftalmologia








11 usuário(s) online



Busca  
Login  






6/1/2006
Fuja das banquinhas de camelôs!

Nesta época de festas de fim de ano, o risco de cair em tentação e comprar óculos de sol de vendedores ambulantes é muito grande. Aparentemente iguais aos modelos originais, os óculos "genéricos" são bem mais baratos, mas escondem o grande mal que podem causar à visão. "A maioria das pessoas desconhece os riscos que os raios solares representam à saúde dos olhos", alerta o médico oftalmologista Renato Neves. "O mais preocupante é a falta de critérios na utilização de óculos escuros".

"A moda agora são os óculos coloridos. Tanto em shopping centers quanto nas bancas de camelôs, as pessoas são tentadas a comprar óculos de todas as cores. Tem gente que compra um de cada cor, para combinar com a roupa. Se esses óculos oferecerem 100% de proteção contra os raios ultravioleta (UV), a saúde dos olhos estar garantida, independente da cor das lentes. Qualquer nível de proteção abaixo disso, da nada vai adiantar. Além de queimaduras de retina e córnea, a longo prazo essa pessoa poder sofrer de catarata ou outra doença degenerativa da visão", explica o médico.

A pele é outra parte do corpo que merece atenção especial, principalmente no verão. "É comum as pessoas desfrutarem de férias neste período. E mais comum ainda são os exageros. Mesmo com várias campanhas de prevenção contra o câncer de pele, muitas deixam seus escritórios e aventuram-se nas praias e clubes sem ter protegido a pele adequadamente. O resultado são queimaduras, peles ressecadas e, o pior de tudo, como o sol tem efeito cumulativo, maiores chances de desenvolver o melanoma (câncer de pele)", afirma a dermatologista Samantha Neves.

"Quando as pessoas se conscientizarem da necessidade de usar filtro solar todos os dias do ano, tomando um cuidado maior nas estações quentes, daí sim teremos alcançado uma vitória contra essa doença que tem, como uma dos possíveis desdobramentos, a metástase cerebral", enfatiza a especialista.

Fonte: Revista Mulher



           


<< Anterior Índice Próximo >>


Mais Recentes:
16/11/08 - Que você faz quando encontra uma pessoa cega?
16/11/08 - Lentes: contato imediato
16/11/08 - Alfabeto Braille
20/05/08 - Inverno: Olhos ficam mais vulneráveis durante a estação
20/05/08 - Degeneração macular: Doença pouco conhecida afeta milhões em todo o mundo