Início Conselho Brasileiro de Oftalmologia








11 usuário(s) online



Busca  
Login  






10/11/2005
Estourando uma garrafa de champagne, do jeito certo

SAN FRANCISCO - A Academia Americana de Oftalmologia - e as associações de médicos oftalmologistas de todo o pais (EUA) aconselham às pessoas celebrarem com segurança esta temporada de festas do final de ano. Infelizmente, todo ano uma celebração descuidada leva a ferimentos sérios, freqüentemente incluindo ferimentos nos olhos.

As rolhas de cortiça das champanhes representam um dos mais comuns ferimentos relacionados aos olhos. Então assegure-se de saber o meio correto para abrir uma garrafa de frisante, espumante ou champanhe. Aqui vai algumas dicas:

- Assegure-se de que a garrafa de champanhe esteja resfriada a uma temperatura de pelo menos 45 graus Fahrenheit (aproximadamente 7 graus Celsius) antes de abri-la. A rolha de uma garrafa quente pode estourar inesperadamente. Isto, juntou com uma má técnica, pode causar ferimentos sérios ao olho. O champanhe resfriado a 7 graus Celsius também melhora seu sabor.

- Segure para baixo a rolha de cortiça com a palma da sua mão enquanto retirar o lacre de arame. Aponte a garrafa para longe de si e dos outros, num ângulo de 45 graus. Coloque uma toalha sobre a ponta da garrafa e segure a rolha, lentamente e firmemente torcendo-a para quebrar o selo.

- Mantenha a garrafa num ângulo de 45 graus, segure-a firmemente com uma mão e usa a outra mão para lentamente virar a rolha de cortiça com uma tração ascendente ligeira. Continue até que a rolha saia quase para fora do pescoço da garrafa. Faça força contrária à rolha usando uma pressão descendente leve pressionando até que a rolha se liberte da garrafa.

Seguindo estas simples regras de segurança, você pode assegurar-se de que seus dias serão festivos e livres de acidentes.

Fonte: Academia Americana de Oftalmologia



           


<< Anterior Índice Próximo >>


Mais Recentes:
16/11/08 - Que você faz quando encontra uma pessoa cega?
16/11/08 - Lentes: contato imediato
16/11/08 - Alfabeto Braille
20/05/08 - Inverno: Olhos ficam mais vulneráveis durante a estação
20/05/08 - Degeneração macular: Doença pouco conhecida afeta milhões em todo o mundo