Início Conselho Brasileiro de Oftalmologia








6 usuário(s) online



Busca  
Login  






27/8/2009
Pacientes de catarata têm novo aliado para corrigir a visão

A cirurgia de catarata está cada vez mais favorável ao paciente. Agora, a tecnologia associada ao conhecimento oftalmológico e à expertise médica inova nos resultados contando com informações ainda mais personalizadas sobre aberrações que interferem na qualidade da visão e que podem ser corrigidas na cirurgia de catarata também.

Inicialmente, o cristalino - lente natural do olho que ajuda a córnea a focalizar as imagens -, ao tornar-se opaco, era substituído por uma lente artificial e permitia novamente enxergar o mundo com toda a sua cor e luminosidade. As lentes evoluíram para soluções multifocais e, além da visão sem interferência da opacidade gerada pela idade, permitiram que o paciente ficasse livre dos óculos em 96% dos casos.

Agora, a aberrometria, exame feito antes da cirurgia de correção de grau e que começa a ser aplicado ao pré-operatório de catarata, traz novos ganhos ao paciente. À medida que a aberrometria permite definir detalhes sobre o porquê das imagens se formarem distorcidas e confusas em algumas pessoas pode acrescentar ainda mais qualidade de visão ao paciente, quando o resultado é considerado no planejamento cirúrgico da catarata, na escolha das lentes a serem implantadas, ou inclusive na seleção de candidatos à cirurgia refrativa, por exemplo.

Exame

O diagnóstico é feito pelo aberrômetro, um aparelho capaz de produzir um mapa completo da córnea com grande riqueza de detalhes. Este mapa gerado pelo equipamento serve como um guia para a escolha das lentes a serem implantadas durante a remoção da catarata.

Fonte: Portal HOB



           


<< Anterior Índice Próximo >>


Mais Recentes:
07/10/09 - 64% dos cegos do mundo são mulheres
07/10/09 - Diagnóstico precoce é essencial para evitar as doenças da visão
06/10/09 - Lentes de contato: mitos e descuidos que valem os olhos da cara
05/10/09 - Exercício físico é benéfico para pessoas com glaucoma
02/10/09 - Macacos daltônicos voltam a perceber as cores em tratamento


As opiniões expressas no texto acima são de responsabilidade exclusiva dos seus autores.