Início Conselho Brasileiro de Oftalmologia








7 usuário(s) online



Busca  
Login  






5/10/2009
Exercício físico é benéfico para pessoas com glaucoma

Estudo da Universidade de Thessaloniki, na Grécia, conclui que pessoas que sofrem de glaucoma podem praticar atividades físicas sem medo de piorar a doença.

De acordo com os autores, algumas pessoas acreditam erradamente que o exercício físico pode aumentar a pressão, contribuindo para a progressão da doença. Para analisar os efeitos dos exercícios na pressão dentro dos olhos, os especialistas avaliaram 45 pacientes com glaucoma que faziam exercícios aeróbicos regularmente com ou sem uso dos colírios específicos, e 100 pessoas saudáveis.

Foi observado que havia uma significativa redução da pressão intra-ocular após a realização de exercícios. Este efeito ocorria tanto em pessoas saudáveis como nos dois grupos dos portadores de glaucoma. Baseados nos resultados, os pesquisadores destacam que os exercícios aeróbicos moderados, como caminhada, são benéficos e devem ser recomendados a pessoas com glaucoma.

“O próximo passo da nossa pesquisa é identificar como outros tipos de exercício afetam a pressão intra-ocular, especialmente em pacientes sob medicação”, concluíram.

Fonte: RCM Pharma



           


<< Anterior Índice Próximo >>


Mais Recentes:
07/10/09 - 64% dos cegos do mundo são mulheres
07/10/09 - Diagnóstico precoce é essencial para evitar as doenças da visão
06/10/09 - Lentes de contato: mitos e descuidos que valem os olhos da cara
05/10/09 - Exercício físico é benéfico para pessoas com glaucoma
02/10/09 - Macacos daltônicos voltam a perceber as cores em tratamento


As opiniões expressas no texto acima são de responsabilidade exclusiva dos seus autores.