Início Conselho Brasileiro de Oftalmologia








15 usuário(s) online



Busca  
Login  






4/5/2006
Determinados produtos de maquiagem podem causar irritações oculares


Seguir alguns cuidados básicos com a maquiagem podem deixar a pessoa mais bonita sem riscos de irritações nos olhos

É consenso entre as mulheres que a maquiagem é uma das formas mais eficazes de se mudar o visual. Uma base de qualidade ajuda a esconder as imperfeições da pele. Para um look mais fatal, tons fortes, olhos bem marcados. Para fazer a linha boa moça, blush rosa e sombra em cores pastéis. Quem já experimentou sabe que um simples batom e um lápis de olho bem aplicado já dão uma bela levantada na auto-estima.

O que poucas se dão conta, entretanto, é de que os mesmos produtos que fazem a alegria do sexo frágil podem oferecer riscos aos olhos e causar doenças oculares.

Oftalmologistas afirmam que é difícil medir o tamanho dos prejuízos causados à visão pelo uso diário de produtos como lápis de olho, rímel, delineador e sombra, que estão em contato direto com os olhos. Sabe-se, entretanto, que o mau uso desses itens podem causar irritações oculares, que variam de sensação de ardor, coceira persistente a reações alérgicas aos componentes químicos dos produtos. Conjuntivite e blefarite, inflamação na pálpebra que causa prurido e vermelhidão, também podem surgir. E apesar da facilidade do tratamento, desconforto nos olhos nunca é bem-vindo.

Por isso, uma das primeiras medidas de prevenção é verificar o prazo de validade do produto. A oftalmologista Andréa Yamashita-Cavalieros, do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), aconselha que o item seja descartado caso a validade tenha expirado. “Verificar a procedência e a qualidade da maquiagem ajuda a evitar aborrecimentos. Observar se o rótulo tem uma indicação de que foi testada oftalmo e dermatologicamente para aquele uso também é uma forma de garantir”, explica.

Além dos cuidados básicos, a oftalmologista avisa que quem já apresenta sensibilidade nos olhos pode piorar a irritação ocular – para tais usuários, existem maquiagens anti-alérgicas. Compartilhar produtos também não é recomendável. “Usar maquiagem de outra pessoa é aumentar o risco de contrair irritações e conjuntivites. Se for necessário retocar a maquiagem, leve a sua na própria bolsa”, acrescenta.

Caso apareça alguma irritação nos olhos causada pelo uso do lápis ou rímel, a especialista aconselha suspender seu uso imediatamente. “Mulheres com lentes de contato também terão que retirá-las e procurar um oftalmologista, pois o atrito das lentes pode prejudicar ainda mais a situação”, explica. “Em casos de doenças oculares, consulte sempre um especialista antes de adquirir os produtos.”

A dica final da oftalmologista vale para todas aquelas que passaram horas e horas super-produzidas. “Independente da freqüência do uso dos produtos, todas as mulheres devem se lembrar que retirar a maquiagem e limpar bem os olhos antes de dormir é essencial. Hoje o mercado já disponibiliza ótimos produtos especiais para a limpeza da área dos olhos”, conclui.

Lente de aumento

Mas e quem adora se maquiar mas não consegue enxergar sem os óculos? Se lentes de contato não forem uma opção, prepare-se para tempo dobrado diante do espelho na tarefa ingrata de acertar o rímel ou o delineador.

Foi pensando nessas mulheres que algumas empresas do mercado óptico criaram óculos especiais para a aplicação de maquiagem. “É uma solução para o dia-a-dia do mundo feminino. Um óculos especial que facilita o processo da maquiagem, pois permite o acesso ao olho de um lado por vez, tanto na parte superior quanto na inferior”, afirma a gerente comercial da Vanin, Maria de Fátima Vanin.

Os óculos para maquiagens podem ser feitos em qualquer dioptria. Segundo Maria de Fátima, a consumidora já pode encontrar modelos prontos em 2; 2,5 e 3 graus, ou fazer sob medida, caso necessite. “Como o usual é que as mulheres fiquem a uma distância média de 20 a 30 cm do espelho durante a maquiagem, é necessário que os óculos aumentem a visão para quem necessita”, acrescenta.

A gerente comercial destaca que a limpeza dos óculos é muito importante para o bom funcionamento do acessório. Por ser próprio para maquiagem, os óculos estão sempre em contato com gordura e com vapor d’água, caso sejam utilizados no banheiro. “Portanto o uso de sprays específicos para limpeza de óculos é fundamental, pois retiram a sujeira e evitam que as lentes embacem”, diz.

Maquiagem x Óculos

Há quem pense que quem usa óculos pode dispensar a maquiagem. Engano. O olhar deve ser, ainda, um dos principais chamarizes para o rosto. Portanto, mesmo com armações bonitas, é importante prestar atenção na maquiagem dos olhos:

- A sobrancelha nunca deve ficar escondida pela armação. Se a armação for do tipo quadrada ou retangular, é importante realçar a linha da sobrancelha, desenhando um leve ângulo com um lápis apropriado, tomando o cuidado para não deixá-la arqueada.

- Os óculos “escondem” cerca de 30% da maquiagem. Por isso, vale realçar o formato dos olhos com delineador ou lápis e sombras em tons de marrom. Mas cuidado para ao carregar demais, pois pode correr o risco de criar um efeito muito dramático.

- Muita gente desaconselha o uso de rímel por quem usa óculos, mas trata-se de uma questão de escolher o produto certo. Já existem máscaras que alongam os cílios e outras que apenas conferem volume. As usuárias de óculos devem ficar com as últimas, pois o maior volume dá mais destaque atrás das lentes.

Fonte: Revista 20/20 por Marina Almeida



           


<< Anterior Índice Próximo >>


Mais Recentes:
07/10/09 - 64% dos cegos do mundo são mulheres
07/10/09 - Diagnóstico precoce é essencial para evitar as doenças da visão
06/10/09 - Lentes de contato: mitos e descuidos que valem os olhos da cara
05/10/09 - Exercício físico é benéfico para pessoas com glaucoma
02/10/09 - Macacos daltônicos voltam a perceber as cores em tratamento


As opiniões expressas no texto acima são de responsabilidade exclusiva dos seus autores.