Início Conselho Brasileiro de Oftalmologia








15 usuário(s) online



Busca  
Login  






15/5/2006
Problemas de visão podem indicar disfunção da tireóide

Especialista comenta como a doença de Graves pode ser diagnosticada a partir de sintomas oculares

Inflamação ocular, inchaço dos tecidos em torno dos olhos e protusão do globo ocular - dando a impressão de "olhos esbugalhados". Esses geralmente são sinais que podem significar mais que um problema localizado. Podem indicar uma disfunção da tireóide, mais claramente, a doença de Graves.

De acordo com Renato Neves, diretor das clínicas Eye Care, de São Paulo, "é o oftalmologista que, na maioria das vezes, diagnostica a oftalmopatia de Graves. Essa disfunção faz com que o corpo produza anticorpos que acabam por estimular uma produção extra de hormônios da tireóide. Os anticorpos também estimulam as células da órbita ocular, provocando inchaço, vermelhidão e inflamação nos olhos. Em casos mais graves, chega a haver o comprometimento dos nervos ópticos".

O médico oftalmologista, nesses casos, acompanha a evolução do tratamento em conjunto com o endocrinologista - que vai tratar especificamente o hipertireoidismo.

"É muito importante que o paciente pare de fumar, para não agravar ainda mais a doença. Outras possibilidades para controlar os sintomas oculares são a lubrificação constante dos olhos, uso de medicações para reduzir a inflamação e, se necessário, tratamento com radiação local para impedir o processo inflamatório devido à divisão das células", afirma Neves.

De acordo com a National Graves' Disease Foundation, nos Estados Unidos há 13 milhões de pessoas sofrendo de disfunções da tireóide, sendo que mais da metade desconhece o fato.

Fonte : EX-LIBRIS COMUNICAÇÃO INTEGRADA





           


<< Anterior Índice Próximo >>


Mais Recentes:
07/10/09 - 64% dos cegos do mundo são mulheres
07/10/09 - Diagnóstico precoce é essencial para evitar as doenças da visão
06/10/09 - Lentes de contato: mitos e descuidos que valem os olhos da cara
05/10/09 - Exercício físico é benéfico para pessoas com glaucoma
02/10/09 - Macacos daltônicos voltam a perceber as cores em tratamento


As opiniões expressas no texto acima são de responsabilidade exclusiva dos seus autores.