Início Conselho Brasileiro de Oftalmologia








15 usuário(s) online



Busca  
Login  






18/5/2006
Fumar e Degeneração Macular

O fumo do cigarro e um dos seus componentes, o alcatrão, provocam engrossamento e depósitos na retina, que causam a degeneração macular associada à idade, segundo um estudo realizado com ratos, por investigadores do Bascom Palmer Eye Institute e a Duke University, dos Estados Unidos.
Trata-se do primeiro estudo para averiguar como a exposição ao fumo do cigarro gera mudanças biológicas no olho, o que leva a perda de visão em pacientes com DMRI.
De acordo com a informação da revista “Investigative Ophthalmology and Visual Science”, os ratos do estudo que foram expostos ao fumo do cigarro ou a hidroquinona (principal ingrediente do alcatrão) desenvolveram depósitos sub-retinianos, engrossamento da membrana de Bruch e acumulação de depósitos.
No estudo, os ratos seguiram uma dieta rica em gordura durante 4 ou 5 meses. Formaram-se dois grupos de ratos. Estes foram divididos para avaliar os efeitos do fumo de cigarro. Um grupo foi exposto ao fumo de cigarro, e o outro serviu de grupo controlo.
O grupo exposto ao fumo recebeu uma dieta de altos e baixos níveis de gordura, purificada com hidroquinona em 0,8% durante 4,5 meses. Os olhos dos ratos expostos ao fumo e a dieta com hidroquinona desenvolveram depósitos laminares basais e engrossamento da membrana de Bruch, em diversos graus.

Fonte: Agencias



           


<< Anterior Índice Próximo >>


Mais Recentes:
07/10/09 - 64% dos cegos do mundo são mulheres
07/10/09 - Diagnóstico precoce é essencial para evitar as doenças da visão
06/10/09 - Lentes de contato: mitos e descuidos que valem os olhos da cara
05/10/09 - Exercício físico é benéfico para pessoas com glaucoma
02/10/09 - Macacos daltônicos voltam a perceber as cores em tratamento


As opiniões expressas no texto acima são de responsabilidade exclusiva dos seus autores.