Início Conselho Brasileiro de Oftalmologia








12 usuário(s) online



Busca  
Login  






6/1/2009
Substância realçadora de cílios será lançada no mercado em 2009

Substância realçadora de cílios será lançada no mercado em 2009

O comitê da Food and Drug Administration (FDA), órgão regulamentador de medicamentos e alimentícios dos Estados Unidos, recomenda a aprovação do Latisse, que será o primeiro realçador de cílios disponível no mercado

Um grupo de consulta do FDA recomendou, em dezembro de 2008, a aprovação do Latisse, uma substância que promove, por muito mais tempo, cílios mais grossos e mais escuros. O Latisse é um derivado do Lumigan, medicação utilizada para tratamento do glaucoma, que foi aprovado em 2001 pelo FDA. O crescimento dos cílios é um efeito secundário desta substância. A empresa farmacêutica Allergan Inc., responsável pela produção do Lumigan, constatou que o Latisse promove o crescimento dos cílios em espessura e os intensifica na escuridão, assim que as raízes dos cílios superiores são tocadas com um deliniador.

Nesse estudo, 137 pessoas usaram Latisse e 141 uma solução placebo, sem efeito farmacêutico, por 16 semanas. Cílios mais densos, mais longos e mais escuros foram comuns para o grupo do Latisse. Eles relataram mais satisfação do que as pessoas que usaram o placebo. O efeito colateral relatado foi apenas uma breve e suave vermelhidão local, que cessava sempre que o uso da substância era interrompido, de acordo com os relatórios da Allergan para o FDA.

O Lumigan pode escurecer a pele da pálpebra e gradualmente aumentar a pigmentação da íris, fazendo com que os olhos fiquem mais escuros. A íris pode sofrer mudança permanente na sua coloração, que pode não ser visível por diversos meses ou anos, mas não progride depois de interrompido o uso de Lumigan.

O estudo do Latisse, entretanto, não relatou casos em que a cor da íris sofresse alterações. Tal constatação pode ser explicada porque, ao contrário do Lumigan, o Latisse não é utilizado diretamente nos olhos. Além disso, cada dose do Latisse corresponde somente a 5% de uma gota de Lumigan. O FDA também recomendou mais estudos para avaliar o uso do Latisse em determinados grupos de pacientes, tais como as pessoas que perderam seus cílios por causa da quimioterapia, de acordo com uma nota de imprensa da Allergan.

O Latisse ainda não está disponível no mercado. Caso o FDA o aprove em definitivo, será um medicamento de venda sob prescrição médica, não um cosmético. A Allergan anunciou o lançamento do Latisse para 2009 no mercado internacional, segundo informações de sua assessoria de imprensa. No Brasil, ainda não se tem notícias sobre pesquisas e comercialização de produtos como o Latisse.

Fonte: WebMD




           


<< Anterior Índice Próximo >>


Mais Recentes:
07/10/09 - 64% dos cegos do mundo são mulheres
07/10/09 - Diagnóstico precoce é essencial para evitar as doenças da visão
06/10/09 - Lentes de contato: mitos e descuidos que valem os olhos da cara
05/10/09 - Exercício físico é benéfico para pessoas com glaucoma
02/10/09 - Macacos daltônicos voltam a perceber as cores em tratamento


As opiniões expressas no texto acima são de responsabilidade exclusiva dos seus autores.