Início Conselho Brasileiro de Oftalmologia








12 usuário(s) online



Busca  
Login  






9/1/2009
Melhorando o vídeo para pessoas com limitações na visão

Pesquisadores estão buscando soluções para melhorar a qualidade de imagem de televisores para pessoas com degeneração macular

Eli Peli, um pesquisador do Schepens Eye Researcher Institute, Instituto Schepens de Pesquisas de Olhos, em Boston, Estados Unidos, está desenvolvendo um software para realçar a qualidade de imagem da televisão para pessoas com limitações visuais, como a degeneração macular, doença que faz as imagens parecerem borradas e distorcidas.

O software de Peli aumenta o contraste de uma imagem sobre as freqüências espaciais, que são mais fáceis de serem enxergadas por uma pessoa com limitações visuais. Em seu laboratório, um controle remoto pode ser usado para ajustar o contraste de uma tela de 32 polegadas conectada a um computador, criando uma imagem especialmente melhorada.

"É simples", diz Peli, mostrando o canal americano de notícias CNN, o filme “Shrek” e um jogo de basquete no formato de “picture in picture” ou “split screen” - função dos televisores modernos que permite assistir à vários programas em partes diferentes da tela. Em cada imagem ele indicou a diferença na definição, perceptível mesmo para uma pessoa com visão normal. Na imagem da direita no televisor, com o software de Peli ativado, detalhes como a grama, as flores e as características faciais de uma pessoa, são muito mais claros do que estas mesmas imagens à esquerda da tela, sem influência do aplicativo. Peli, que é professor da Oftalmologia na Harvard Medical School, Faculdade de Medicina de Harvard, espera uma concessão da empresa de softwares Analog Devices para 2009. Esta companhia vem testando seu software e Peli está ansioso para explorá-lo.

Fonte: www.tecnologyreview.com



           


<< Anterior Índice Próximo >>


Mais Recentes:
07/10/09 - 64% dos cegos do mundo são mulheres
07/10/09 - Diagnóstico precoce é essencial para evitar as doenças da visão
06/10/09 - Lentes de contato: mitos e descuidos que valem os olhos da cara
05/10/09 - Exercício físico é benéfico para pessoas com glaucoma
02/10/09 - Macacos daltônicos voltam a perceber as cores em tratamento


As opiniões expressas no texto acima são de responsabilidade exclusiva dos seus autores.