Início Conselho Brasileiro de Oftalmologia








12 usuário(s) online



Busca  
Login  






6/2/2009
Unhas e saúde: Reconheça os sinais

As unhas podem revelar detalhes da saúde do corpo. Pequenas manchas brancas, pontos rosados, ou algumas áreas ásperas ou acidentadas podem ser sinais de doenças. Problemas no fígado, nos pulmões e no coração podem aparecer nas unhas. Saiba aqui quais são os segredos que as unhas podem guardar.

Unhas pálidas

Unhas muito pálidas, em alguns casos, pode ser sinal de envelhecimento. Mas podem também ser indício de alguma doença séria, como:

- Anemia;
- Possível falência do coração;
- Diabetes;
- Infecção hepática;
- Má nutrição.

Unhas amareladas

Uma das causas mais comuns para unhas amareladas é a infecção por fungos. Enquanto a infecção se agrava, as cutículas podem se retrair, assim a unha pode apresentar zonas ásperas e começar a se desintegrar. Em casos raros, as unhas amareladas podem indicar uma doença séria, como algum problema de tiróide ou a psoríase, doença genética da pele.

Unhas azuladas

Unhas com manchas azuladas podem significar que o corpo não está absorvendo oxigênio o bastante. Isto pode indicar uma infecção nos pulmões, como a pneumonia.

Unhas quebradiças

Se a superfície da unha tiver quebradiça ou áspera, pode ser um sinal adiantado da psoríase ou da artrite inflamatória. A psoríase é um problema de pele que começa nas unhas em 10% dos casos.

Unhas rachadas ou quebradas

Secas e frágeis, unhas que racham ou se quebram, freqüentemente, pode ser sinal de problemas de tiróide. Rachaduras e quebras combinadas com manchas amareladas podem ser causadas por uma infecção de fungos.

Linhas escuras embaixo das unhas

As linhas escuras embaixo das unhas devem ser investigadas o mais cedo possível. São causadas, em alguns casos, pelo melanoma, o tipo mais mortal de câncer de pele.

As unhas são apenas parte do enigma

Embora as mudanças nas unhas acompanhem muitas circunstâncias, estas transformações são raramente o primeiro sinal. E muitas anomalias das unhas são inofensivas, nem todos que têm unhas brancas têm hepatite. Caso haja alguma preocupação com suas unhas, procure um dermatologista.

Fonte: WebMD




           


<< Anterior Índice Próximo >>


Mais Recentes:
07/10/09 - 64% dos cegos do mundo são mulheres
07/10/09 - Diagnóstico precoce é essencial para evitar as doenças da visão
06/10/09 - Lentes de contato: mitos e descuidos que valem os olhos da cara
05/10/09 - Exercício físico é benéfico para pessoas com glaucoma
02/10/09 - Macacos daltônicos voltam a perceber as cores em tratamento


As opiniões expressas no texto acima são de responsabilidade exclusiva dos seus autores.