Início Conselho Brasileiro de Oftalmologia








13 usuário(s) online



Busca  
Login  






24/6/2005
Museu traz a história da Oftalmologia

Especializado em Oftalmologia, o Instituto Penido Burnier, apresenta o museu que conta a trajetória da Oftalmologia. Localizado no sétimo andar do hospital, o local desvenda os primórdios da Oftalmologia, preservando equipamentos que eram usados nos consultórios dos primeiros oculistas, desde as primeiras décadas do século XX até os dias atuais. O acervo conta inclusive com equipamentos e objetos pessoais dos médicos, dentre eles, João Penido Burnier, fundador do instituto.

O patrimônio foi descoberto por acaso, o hospital passava por reformas gerais, quando funcionários descobriram em um cômodo do arquivo as raridades que mostram a evolução do tratamento da visão. O museu que passa a ser um espaço cultural, além de possuir diversos instrumentos cirúrgicos, reproduz com exatidão uma sala de consulta das década de 30 e 40.

Para se ter uma noção da preciosidade do material, há no local modelos rústicos dos atuais oftalmoscópio e retinógrafo e raridades como a lâmpada de xenônio (gás nobre substituído pelo laser), ceratômetro de Javal (usado para identificar a curvatura da córnea) e o sinoptófaro (que servia para avaliar as condições da musculatura do olho).

Em uma das salas são preservados equipamentos de curativos e uma caixinha repleta de próteses oculares ( olhos de vidro) e vaporizadores, usados na esterilização dos materiais. Dá para se ter uma idéia precisa da precariedade que havia nas primeiras décadas do século passado, com relação a exames e principalmente às cirurgias, que atualmente são feitas em sua maioria indolores.

Também são mantidas as crinosedas (fios cirúrgicos), hoje substituídos por material sintético. Mas, os itens que mais impressionam, são os instrumentos cirúrgicos em aço, com cabos revestidos de madrepérola, dando a media certa de como o paciente daquela época sofria quando era submetido a cirurgias com aquelas lâminas afiadas.

O Instituo Penido Burnier fica Rua Dr. Mascarenhas, 249. Campinas –SP. www.penidoburnier.com.br.
PABX (19) 3232-5866




           


<< Anterior Índice Próximo >>


Mais Recentes:
07/10/09 - 64% dos cegos do mundo são mulheres
07/10/09 - Diagnóstico precoce é essencial para evitar as doenças da visão
06/10/09 - Lentes de contato: mitos e descuidos que valem os olhos da cara
05/10/09 - Exercício físico é benéfico para pessoas com glaucoma
02/10/09 - Macacos daltônicos voltam a perceber as cores em tratamento


As opiniões expressas no texto acima são de responsabilidade exclusiva dos seus autores.