Início Conselho Brasileiro de Oftalmologia








14 usuário(s) online



Busca  
Login  






1/6/2004
Saiba mais sobre miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia

Se as imagens que você vê são embaçadas, você pode estar sofrendo de uma destas condições:

Miopia
Hipermetropia
Astigmatismo
Presbiopia

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA MIOPIA?

Para uma pessoa míope, objetos próximos são nítidos, mas objetos distantes - como o quadro negro de uma sala de aula, um sinal de trânsito, ou um rosto do outro lado da rua - ficam embaçados e difíceis de distinguir. Mais de 25% dos adultos no mundo todo são míopes.

O QUE CAUSA A MIOPIA?

A miopia ocorre quando o olho é mais longo do que o normal, o que faz com que os raios de luz sejam focados muito antes da retina. É uma condição herdada, e geralmente é descoberta na idade de oito a doze anos. Durante a adolescência, quando o corpo está crescendo rapidamente, a miopia fica pior. Mais tarde, entre os 20 e 40 anos, há pouca alteração.

Pessoas com um alto grau de miopia apresentam maior risco de sofrer descolamento de retina.

COMO SE PODE CORRIGIR A MIOPIA?

Pessoas míopes podem corrigir sua visão de várias formas, incluindo:

Óculos
Lentes de contato
Cirurgia:
- a laser
- ceratotomia radial

O QUE É HIPERMETROPIA?

A hipermetropia ocorre quando o olho é mais curto do que o normal. Esse formato faz com que as imagens sejam focadas atrás da retina em vez de na própria retina. Essa condição normalmente é hereditária.

QUAIS OS SINTOMAS DA HIPERMETROPIA?

Diferentemente do que o nome indica, pessoas hipermétropes têm uma visão embaçada a qualquer distância - a menos que façam um esforço constante para manter o foco, o que pode causar tensão, dores de cabeça e fadiga ocular. Na verdade, bebês e crianças normalmente têm um pequeno grau de hipermetropia; à medida que seus olhos crescem e se alongam, a condição se corrige de forma natural, normalmente até os sete ou oito anos. Alguns adultos jovens permanecem hipermétropes e não se dão conta disso, porque possuem flexibilidade suficiente em seu poder de foco para corrigir a condição sem a ajuda de óculos ou lentes.

COMO SE PODE CORRIGIR A HIPERMETROPIA?

As pessoas hipermétropes podem corrigir sua visão com o uso de óculos ou lentes de contato.

O QUE CAUSA O ASTIGMATISMO?

Uma córnea normal é redonda e lisa, como uma bola de beisebol. Com o astigmatismo, a curvatura da córnea fica mais ovalada, como uma bola de futebol americano. O astigmatismo é hereditário e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermetropia.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO ASTIGMATISMO?

Para as pessoas que sofrem de astigmatismo, todos os objetos - tanto próximos como distantes - ficam distorcidos. As imagens ficam embaçadas porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. A sensação é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado.

COMO SE PODE CORRIGIR O ASTIGMATISMO?

O astigmatismo é corrigido fazendo-se com que os raios de luz se concentrem em um plano único. Pessoas que sofrem de astigmatismo podem corrigir sua visão de várias maneiras, incluindo:

Óculos
Lentes de contato
Cirurgia:
- a laser
- ceratotomia astigmática

O QUE CAUSA A PRESBIOPIA?

O nome presbiopia vem da palavra grega presbus, que significa "homem velho". Em pessoas jovens, a lente do olho é macia e flexível, capaz de mudar rapidamente seu formato para focalizar a imagem. Com o tempo, há um endurecimento gradual do material que compõe a lente; como resultado, a capacidade de foco diminui.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA PRESBIOPIA?

Pessoas com presbiopia muitas vezes acham que se tornaram míopes: elas conseguem ler placas de trânsito e assistir a filmes confortavelmente, mas são incapazes de focalizar letras pequenas, como na lista telefônica, ou fazer trabalhos com detalhes, como bordado. Na verdade, a miopia é causada por um olho com formato irregular, enquanto que a presbiopia é simplesmente o resultado da perda de flexibilidade da lente.

COMO SE PODE CORRIGIR A PRESBIOPIA?

Pessoas que sofrem de presbiopia podem corrigir sua visão através de óculos ou lentes de contato e mais recentemente através de cirurgia.














           


<< Anterior Índice Próximo >>


Mais Recentes:
16/11/08 - 11 verdades médicas que até parecem mentira
16/11/08 - Doenças da esclera
16/11/08 - O que é Calázio
16/11/08 - O que é blefarite
16/11/08 - Tudo Sobre Cães Guias de Cegos (CG) - O Homem e o Cão